domingo, 3 de julho de 2011

Hanin Elias – Alemanha


A Hanin Elias, que nesta foto lembra uma versão macabra da atriz dos anos 20 Louise Brooks, foi integrante de uma das bandas mais inovadoras da década de 1990: Atari Teenage Riot com seu technocore – o hardcore digital. 

Este estilo criado juntamente com Alec Empire deixou o hardcore realmente violento e barulhento, exatamente como o sentimento de revolta e a postura anarquista que o punk rock, por exemplo, nunca mais apresentou. O ATR tem a postura política contrária ao universo da musica eletrônica alemã, que apresentava tendências perigosamente nazistas na década referida. Para ter uma idéia da pancada de sonoridade e da voz revoltosa de Hanin:

Atualmente, a Hanin Elias continua em carreira solo, mesmo ATR tendo voltado a ativa neste ano. O grupo optou pela pausa, que iniciou em 2001 devido à morte por overdose do Carl Crack, o MC do grupo.

Voltando a Hanin: como citado na Wikipédia sobre sua nacionalidade: “Filha de um médico sírio e uma dona de casa alemã, ela viveu na Síria até os 5 anos de idade e depois voltou para a Alemanha.”. Por isso ela tem feições mais marcantes e exóticas que os ordinários arquétipos germânicos.  Hanin tem uma postura feminista e ativa politicamente, sendo considerada uma riot girl. Sobre seu trabalho solo, ela desde 1992 lançou 6 álbuns oficiais, tendo o álbum “In Flames”  duas edições em remix.

O interessante deste trabalho solo de Hanin é ter outros tons de vocal que não seria comum no ATR. Por exemplo, na música “City Lights”, um sussuro sensual ou, como na faixa título “Future Noir”, onde não há gritos, apenas um vocal lindo, mas não menos precioso.
Em março deste ano, Hanin lançou o álbum “Get it Back”. É possível ter uma prévia deste álbum neste link:

Os outros trabalhos, APENAS para conhecimento: 1, 2, 3, 4.

Página oficial: http://haninelias.com
Myspace: http://www.myspace.com/haninelias

Nenhum comentário:

Postar um comentário